Nasceu em 1988 na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. Filho de pai cigano (que também se chama Avelino) e de mãe não cigana, cresceu no antigo Bairro da Curraleira, nas Olaias, em Lisboa, e deixou a escola quando tinha 16 anos. Começou a trabalhar em negócios da família. 

Atualmente, Nininho Vaz Maia é um músico reconhecido e profissional, com uma enorme legião de fãs, cujo primeiro álbum, “Raízes”, foi lançado a 2 de Julho. Mistura a tradição cigana e o flamenco com música pop e é um autêntico fenómeno de popularidade nas plataformas digitais.

Foi um álbum feito de forma perfecionista e a pensar na sua total profissionalização. “É um disco que decidi fazer para que as pessoas olhassem para mim de forma diferente e que respeitassem mais o meu estilo musical. As pessoas estão a reagir muito bem, porque é algo novo, e a música está tão viciada em Portugal que é bom haver algo fresco.”

O seu canal de YouTube, por exemplo, tem 169 mil subscritores — no total, as suas músicas têm mais de 41 milhões de visualizações. O disco tem 11 faixas e todas elas vão ter direito a videoclip. “Bailando” é o mais recente single. “Raízes”, como o título indica, é um cartão de visita — representa a sua essência, com muitos vídeos gravados na sua comunidade e com a família.

Foi esta notoriedade que o levou a ser convidado a participar numa novela da TVI e, mais tarde, a ser jurado do programa “All Together Now”, apresentado por Cristina Ferreira, que terminou recentemente.

Imagem